CNH: Confira Os 7 Passos Para Tirar a Carteira De Motorista

No Brasil, para ter uma CNH, é necessário ter idade igual ou superior a 18 anos. Basicamente são 7 passos para tirar a carteira de motorista.

Neste texto falaremos sobre essas etapas para que você fique pode dentro do assunto.

Veja:

As Etapas

 

1 – Autoescola

O primeiro passo a se fazer é escolher uma autoescola. É importante estar atento, pois você só pode fazer todo o processo em uma escola credenciada ao Detran da sua cidade.

Feche o contrato com empresas confiáveis e que você tenha certeza que não te deixarão na mão em algum momento.

 

2 – Exames

Depois de escolher o local que você irá realizar o processo de tirar a CNH, é hora de agendar os primeiros exames. Eles são de cunho psicológico e de aptidão física e mental.

Assim como no primeiro caso, é necessário fazer em locais que também sejam credenciados pelo Detran.

 

3 – Aulas Teóricas

Escolheu a autoescola e passou em todos os exames? É hora de começar as aulas teóricas. Para ter a CNH, você precisa ter 45 horas de aulas teóricas que são realizadas em algum centro de Formação de Condutores (CFC). O local depende de cada autoescola.

Essas aulas incluem matérias de temas como direção defensiva, legislação, primeiros-socorros, mecânica e meio-ambiente.

 

4 – Prova Teórica

A prova teórica é de múltipla escolha com 30 questões. Tem o objetivo de te fazer testar todos os conhecidos adquiridos no curso técnico.

Para ser aprovado, o aluno precisa acertar pelo menos 70% da prova. Caso reprove, será preciso aguardar um prazo para agendar uma nova prova.

É necessário agendar um horário disponível e pagar uma taxa.

 

5 – Aulas Práticas

 

O aluno precisará fazer aulas práticas acompanhadas de um instrutor. Nesse momento ele transitará em vias públicas colocando em prática tudo o que aprendeu nas aulas teóricas.

Atualmente, o uso dos simuladores é facultativo.

 

6 – Prova Prática

 

Nesse momento você fará um percurso determinado pelo Detran da sua cidade e será avaliado por um examinador, dentro da carro  e também fora dele.

Habilidades como baliza, rampa, setas, troca de marchas, comportamento no trânsito e outras situações são avaliadas neste momento.

Cada categoria, se errar, valem alguns pontos que podem impedi-lo de ser aprovado.

 

7 – Aprovação

 

Cada categoria mencionado no item anterior, valem alguns pontos. Se errar uma quantidade determinada, pode impedi-lo de ser aprovado.

Na mesma hora em que você faz a prova teórica, o resultado é divulgado.

Esses são os 7 passos que você precisa seguir para tirar a carteira de motorista.